Tecnologia aberta e disponível
Clouds públicas são provedores de serviços, que antigamente eram chamados de colocation e que adicionaram uma camada de software que possibilitou o modelo B2C, com auto-serviço para uso de recursos, a AWS foi o grande precursor deste modelo e está à frente do mercado em muitos aspectos.
Mas a tecnologia de cloud é pública, open source e está disponível para todos usarem. É necessária a disposição de mudar a forma como você utiliza e oferece sua infraestrutura para seus usuários.
Por que eles fizeram isso
Custo e liberdade de escolha. A indústria de software empurrou goela a baixo de todos o licenciamento que lhe era mais conveniente. Em determinado momento os fabricantes de hardware pararam de inovar e somente fabricaram máquinas do mesmo tipo e tamanho, com no máximo 2 sockets. A industria de software ajusta o seu licenciamento continuamente para sempre aumentar o seu faturamento e os fabricantes de hardware pararam de fazer novos processadores e restringiram a quantidade de cores por processadores.

Qual a vantagem de uma cloud privada
Private cloud é considerado o próximo modelo para os datacenter. Ela oferece flexibilidade e agilidade no uso de sua infraestrutura, prepara seu ambiente para aplicações feitas para micro-serviços e permite você integrar com nuvens públicas e usar o melhor dos dois mundos.
Não é verdade que as nuvens públicas são a solução para tudo e que todos estarão em uma nuvem pública. Quem vaticina isso não entende que cada workload é diferente do outro e que existem requerimentos de performance, gerenciamento e segurança envolvidos.
Um ambiente de nuvem pública é orientado para a flexibilidade e não para a performance, é feito para ser compartilhado. As empresas passaram sua vida toda construindo uma infraestrutura responsiva e performática, atendendo a requerimentos de performance dos negócios em transações críticas e usando o bom senso tudo isso não poderiam estar errado.
O mundo real é formado de aplicações e aplicações, nada é igual.
O que melhor descreve os planos de sua organização de adotar o seguinte nos próximos 12 meses

Base: 350 tomadores de decisão globais de ambientes de infraestrutura de TI.
Fonte: estudo encomendado pela IBM e realizado pela Forrester Consulting em setembro de 2019.
Qual a vantagem de uma cloud híbrida
Uma cloud híbrida permite sua empresa se beneficiar do melhor dos dois mundos, fazendo com que sua infraestrutura continue até a nuvem pública. Sua infraestrutura é uma plataforma única que inicia nos recursos on-premise e continua transparentemente para uma ou mais nuvens públicas.
Não é verdade que as empresas vão para estruturas em nuvens, o que os profissionais de TI está dizendo e pensando é outra coisa.
Qual dos seguintes descreve sua estratégia e abordagem geral de TI?

Fonte: Voice of the Enterprise’s Digital Pulse, Budgets and Outlook 2019
Com seu ambiente on-premise você tem:
- Custos menores e controlados
- Performance
- Segurança
- Menor custo de armazenamento
Nas nuvens públicas você tem:
- Recursos sob demanda
- Novos recursos e tecnologias de forma imediata
- Ambientes para testes e homologações não programados
- Recursos temporários
A indústria da tecnologia já viveu várias ondas de ida e volta. Empresas estão indo para clouds públicas e empresas estão voltando de clouds públicas.
Não aceite automaticamente argumentos de que o custo é menor ou de que é estratégico ou de que é o futuro. Quem fala isso não tem a menor ideia do que está falando.
Qual era o principal motivo para migrar workloads de uma nuvem pública para uma nuvem privada ou um ambiente sem nuvem?

Fonte: 451 Research’s Voice of the Enterprise: Cloud, Hosting & Managed Services, Workloads and Key Projects 2018